Desenvolvido por Virtual Estúdio 

Produzimos vídeos e desenvolvemos toda a campanha para alcançar o maior número de visualizações. 

Mas, afinal, o que de fato é vídeo marketing?

 

É simples, o vídeo marketing não mais é que o uso de vídeos para promover e fixar sua marca, seu produto ou o serviço oferecido, principalmente na internet.

Falando diretamente, hoje se uma empresa quiser ter reconhecimento no mercado, em algum momento ela vai precisar de vídeos para ser vista.

O vídeo pode servir para divulgar um produto por meio de uma apresentação. Um vídeo também pode ser usado para mostrar sua empresa à possíveis parceiros de negócios, representantes ou investidores por meio de um vídeo explicativo. Ou campanhas periódicas de vídeos para atrair tráfico e demais possibilidades.

 

É importante também lembrar como o comportamento do consumidor mudou ao longo dos anos. Compras por impulso, fruto de propagandas intrusivas, hoje não dão mais o resultado esperado. O público quer cada vez mais informação e conteúdo relevantes, por meio dos quais irá decidir se vai comprar algo ou não. Pense em todas as vezes que, antes de concluir uma compra, pesquisou na internet sobre o produto ou serviço relacionado ao que você está quase comprando. Na realidade, hoje o mercado é composto por consumidores mais inteligentes. Por isso a produção de conteúdo e técnicas de marketing, seja através de vídeo ou texto, vem moldando a publicidade conforme as exigências do mercado.

Então, o vídeo marketing deve ser visto como um diferencial das tendências do marketing atualmente, é uma ferramenta a mais que irá permiti-lo ficar à frente da concorrência.

Por que você deve investir em vídeo marketing?

Entender a diferença das aplicações é importante, mas o mais importante ainda é saber por que você deve investir em vídeo marketing. Para facilitar, reunimos aqui 3 grandes motivos:

Vídeos aumentam o tráfego orgânico

Um vídeo faz com que sua página fique 53% mais propensa a estar na primeira página do Google e assim irá atrair 2 a 3 vezes mais visitantes.  Com o vídeo SEO bem trabalhado o resultado irá subir com o tempo.

Vídeos aumentam as vendas

Segundo a Forrester, três a cada cinco internautas aceitam assistir a um vídeo se estiverem interessados em um determinado produto ou serviço. E 52% dos consumidores dizem que vídeos de produtos os ajudam a tomar decisões de compra. Ou seja, ao utilizar vídeos para marketing, boa parte das pessoas irão assisti-los ao visitar os seus canais de comunicação e, então, contando com uma boa produtora de vídeo, o resultado é garantido, pois estamos usando simplesmente uma das maiores preferências de comunicação visual para juntar os melhores argumentos de venda rapidamente.

Vídeos aumentam visibilidade do produto, serviço e da marca

Como vimos, vídeos são uma forte ferramenta de impactação. Sobre a recente explosão de vídeos na internet, um bom material audiovisual é e sempre será visto como um fator diferencial, algo exclusivo, pois é notório que é fruto de um dedicado processo de produção. Com um roteiro bem elaborado é possível, entre outros, criar histórias atraentes, desenvolver uma conexão emocional direta, explicar uma solução de maneira fácil, utilizar efeitos visuais agradáveis, e assim conquistar a seu público.

No Brasil aproximadamente 200 milhões de pessoas assistem a  milhões de vídeos na internet por mês, e os canais preferidos são Youtube e Facebook. Detalhe importante que não passaria despercebido por empresas renomadas no Brasil e no mundo, sejam pequenas, médias ou grandes. Para explorar esse valioso potencial da internet, o Vídeo Marketing tem ficado mais popular a cado ano.

E por que os vídeos funcionam melhor?

Um fato inegável é que somos atraídos por material audiovisual, seja no cinema, na televisão ou na internet. Algumas teorias científicas tentam explicar esse fato básico, a Dra. Susan Weinschenk, PHD em psicologia e ciência comportamental, explica que se trata de um conjunto de fatores, como o simples uso da voz, a atenção que temos para coisas em movimento ou a nossa tendência à empatia.

Outra forma de entender, não o interesse, mas o funcionamento do vídeo marketing, é a chamada teoria de dois canais, ou seja, ao transmitir informações ao mesmo tempo através de dois canais (oral e visual), atingimos um nível superior de concentração, entendemos melhor o que é passado e memorizamos mais conteúdo.

Há inúmeras estatísticas que mostram que vídeos trazem melhorias no SEO, aumentando o tráfego, disparando as interações nas redes sociais, ganhando espaço cada vez maior no formato para mobile e multiplicando as vendas. É por isso que mais de 90% dos publicitários especializados em marketing nos EUA já usam vídeos em suas campanhas, aumentando principalmente as conversões para o site, buscadores de conteúdo, e usando no email marketing e nas vendas.

Existem duas maneiras práticas e efetivas de explorar essa tendência: “marketing usando vídeos” e “marketing é vídeo”. Tenha em mente que os conceitos não são duros e há formas inteligentes de interagir entre eles! Vamos entender mais sobre isso:

Marketing usando vídeo

 

Uma campanha de vídeo marketing criada com o objetivo de vender um produto ou serviço (ou apresentá-lo com clareza para o consumidor final) utiliza vídeos como um meio, ou seja, faz o marketing através do vídeo. Esse formato é característico de campanhas de email marketing, de sites com vídeo explicativo ou do uso de vídeos de vendas. Resumindo, esse tipo de material tem como objetivo principal ajudar pessoas que chegaram ao seu canal de comunicação a entenderem a sua proposta de valor e se sentirem confiantes para fazer a compra.

Marketing é vídeo

Agora entramos na área dos vídeos que viralizam, ou seja, divulgar um ou mais vídeos que, em si mesmos, serão a fonte de atração. Esta é uma estratégia altamente efetiva para criar reconhecimento de marca e gerar tráfego. Trata-se de um vídeo ou um canal inteiro (no Youtube, por exemplo) que atrai audiência para a sua marca e viabiliza o incremento vertiginoso nas vendas. Nessa proposta os vídeos costumam entreter ou informar sobre temas adjacentes, ao invés de falar sobre os seus produtos e serviços propriamente ditos.

Neste caso, o conteúdo audiovisual é a principal ferramenta geradora de buzz social. Por isso é necessário definir bem o público-alvo, divulgar o vídeo em todos os canais disponíveis, ter um bom vídeo SEO e, em geral, apostar em uma periodicidade razoável para ganhar tráfego.

Vamos fazer vídeo? Entre em contato agora, vamos desenvolver uma boa campanha para você.

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